Editora Cubo
Faq Helpdesk Livraria
No.
4

UNESP sai na frente

UNESP sai na frente


© ORCID.ORG / CONTENT / ORCID-AMBASSADORS-1 / OUTREACHRESOURCES

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) saiu na frente como a primeira grande instituição brasileira a se afiliar ao Orcid (sigla para Open Researcher and Contributor ID).
O Orcid é uma organização sem fins lucrativos que reúne registros de 1,78 milhão de pesquisadores, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Cerca de 28 mil brasileiros já se cadastraram.

Leia mais: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/12/15/rg-de-pesquisador/?cat=politica


Revista CoDAS

Revista CoDAS


A Editora Cubo fecha o ano de 2015 assumindo a produção da revista CoDAS, ISSN eletrônico 2317-1782.

O periódico é uma publicação técnico-científica da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, como continuação do Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – JSBFa. É publicada bimestralmente com o objetivo de contribuir para a divulgação do conhecimento técnico e científico em Ciências e Distúrbios da Comunicação – mais especificamente nas áreas de Linguagem, Audiologia, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia e Saúde Coletiva em Fonoaudiologia -produzido no Brasil e no exterior.

Em breve mais novidades!


Manipulações do Fator de Impacto o tornaram sem sentido?

Manipulações do Fator de Impacto o tornaram sem sentido?


O periódico Research Policy publicou no início deste mês um editorial sobre a perda de sentido que o Fator de Impacto está sofrendo devido a toda a manipulação que pode ser  feita para elevá-lo.

Veja o post original no link (texto em inglês): https://www.timeshighereducation.com/news/journal-impact-factors-no-longer-credible


Autopsy & Case Reports no PMC!

Autopsy & Case Reports no PMC!


acr

A revista Autopsy & Case Reports, ISSN 2236-1960,  acaba de ser aceita no PMC.
Para acessar os arquivos use o link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/journals/2811/

Cliente desde 2011, a revista contratou o serviço de auxílio indexação da Editora Cubo e com nosso auxílio, ao longo do último ano, trabalhou para atender todas as exigências do PMC para sua indexação.
Parabenizamos todos da equipe da Editora Cubo e do periódico, em especial o editor científico prof. dr. Fernando Peixoto Ferraz de Campos por sua gigantesca dedicação!


SciELO adota CC-BY

SciELO adota CC-BY


cc.logo.large

O SciELO (www.scielo.org), o mais expoente programa de Acesso Aberto (AA) entre os países em desenvolvimento, adotou como padrão para os periódicos de sua coleção a licença CC-BY.

Cada tipo de licença CC concede distintos tipos de liberdades aos usuários. A CC-BY é a mais adequada para a disseminação da informação por  ser menos restritiva, permitir maior liberdade de reutilização de conteúdo e, assim como nas outras licenças, garantir que o crédito de autoria seja atribuído ao autor(es) e a publicação.

Leia a atribuição completa em https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/br/.


Como elevar seu JCR?

Como elevar seu JCR?


O prof. Benedito Barraviera, editor chefe do Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, na matéria abaixo sintetiza algumas das principais recomendações para elevar o JCR de periódicos científicos. Entre todas as dicas destacamos:

“…  o ideal é que a sua revista esteja hospedada em um servidor acessível, com domínio próprio (evitando a hospedagem atrelada ao site da empresa ou da universidade), de acesso aberto (open access), disponível para os mais diversos dispositivos (notebook, tablets, smartphones, entre outros) …”

A Editora Cubo possui o serviço de site profissional que está preparado para acesso em computadores e também possui a versão app para uso em smartphones e tablets (IOS, Android e Windows Phone).
Conheça o Host: http://www.editoracubo.com.br/host

Para ler a matéria completa acesso o link abaixo no site do Associação Brasileira dos Editores Científicos.
http://www.abecbrasil.org.br/index.asp?include=noticias_newsletter&id=7&Parte=2

 

 


Autopsy & Case Report no PMC

Autopsy & Case Report no PMC


acr

A revista Autopsy & Case Report, ISSN 2236-1960, foi aceita e em breve estará indexação no PMC.
Cliente da Editora Cubo desde 2011, a revista alcança este importante marco já no seu quinto volume.
Visite o o site da revista www.autopsyandcasereports.org para conhecer um pouco mais.

Conheça os serviços que a Editora Cubo pode prestar para seu periódico científico, visite nosso site.


Duas colunas em publicações científicas

Duas colunas em publicações científicas


O (ótimo) post abaixo nos leva a reflexão sobre o uso de duas colunas nas publicações científicas. É necessário repensar a função que as colunas desempenharam/desempenham nas publicações impressas e eletrônicas, como os artigos são consumidos nos dias de hoje e como elas podem interferir em diversos fatores, como: viabilidade econômica, qualidade e velocidade de publicação, entre outros.

http://www.cienciaaberta.net/fim-do-texto-em-duas-colunas-nas-publicacoes-cientificas/


SciELO atualiza o guia de errata e retratações

SciELO atualiza o guia de errata e retratações


O SciELO atualizou seu guia de orientações sobre erratas e retratações que os periódicos de sua coleção que os devem fazer, ele foi baseado nos guias e recomendações do Commitee on Publication Ethics (COPE), International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e National Library of Medicine (NLM).

Ambos os procedimentos têm lugar com a publicação de um novo documento, classificado como erratum ou retratação, que registra a correção do erro ou o motivo da retratação do artigo fazendo sempre referência ao original. Este novo documento tem identificação própria e segue com a mesma indexação do artigo original.

Veja o link abaixo
Guia para o registro e publicação de errata, retratações e manifestações de preocupação. Scientific Electronic Library Online (SciELO).
http://www.scielo.org/php/level.php?lang=pt&component=56&item=53

Mais informações sobre o assunto:

COPE Code of Conduct. Committee on Publication Ethics (COPE). Available from:
http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf

Corrections and Version Control. International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Available from:
http://www.icmje.org/recommendations/browse/publishing-and-editorial-issues/corrections-and-version-control.html

Retraction Guidelines. Committee on Publication Ethics (COPE). Available from:
http://www.publicationethics.org/files/retraction%20guidelines.pdf


XXIII Curso de Editoração Científica da ABEC

XXIII Curso de Editoração Científica da ABEC


Será realizado no período de 25 a 27 de junho de 2015, no Centro de Convenções Esmeralda I do Hotel Mercure em Goiânia/GO, o XXIII Curso de Editoração Científica. Ele reunirá grandes especialistas em edição e divulgação científica para apresentações em torno do tema: Luz sobre os paradigmas da publicação científica.

Esse tema buscou alinhamento com as ações do Ano Internacional da Luz (SBPC-2015), e baseado no significado contemporâneo de “paradigma” de Thomas Kuhn “conjunto de práticas que definem uma disciplina científica durante um período específico de tempo” e interpretando“luz” como o “ato de iluminar e/ou esclarecer”, resultou numa programação onde serão discutidos os modelos estabelecidos na editoração científica, a necessidade de mudanças e os desafios na sua implementação.

Para maiores informações visite o site:
http://www.abecbrasil.org.br/includes/eventos/xxiii_curso/


Autores e co-autores em debate

Autores e co-autores em debate


 Imagem: Revista FAPESP
 Fonte: Pesquisa FAPESP

Sem-título

 

A autoria dos artigos científicos é o tema desta reportagem, que pode ser acessada em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/02/18/solitarios-em-extincao/. Um dos pontos em destaque revela uma tendência na área de Biologia, indicando que os autores não estão publicando mais sozinhos. Há ainda um curto balanço critico sobre autoria e co-autoria em termos mais gerais.

Convidamos a ler e refletir!


Um pouco de história sobre as revistas acadêmicas

Um pouco de história sobre as revistas acadêmicas


Fonte: Pesquisa FAPESP
Imagem: © JOURNAL DES SAVANTS in Pesquisa FAPESP
 
 

Memoria_1-1665_journal_des_scavans_title

Le Journal des Sçavans surgia há exatos 350 anos, na França. Este periódico nos revela um pouco da história dos periódicos no mundo.

O Philosophical Transactions of the Royal Society, de Londres, também completa este ano a mesma idade. Foi este periódico inglês que iniciou a revisão por pares (peer review) e publicou trabalhos de Isaac Newton e Charles Darwin.

Conheça mais sobre a história dos periódicos acessando http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/01/19/os-primeiros-journals/ . Você também pode ler a primeira edição do Le Journal des Sçavans (1665) através da Gallica Bibliothèque Numérique. Basta acessar http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb343488023/date1665 e clicar na imagem da primeira edição.


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional


Damos as boas vindas a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional!

A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, ISSN 0303-7657,  é um periódico científico de acesso aberto publicado pela Fundacentro desde 1973.
Indexado no SciELO, vamos produzir o volume 40 (2015) com os serviços de diagramação, padronização, correção e complementação de referências bem como o XML padrão SciELO SPS.


MS WORD 2: Problemas com comentários

MS WORD 2: Problemas com comentários


O Microsoft Word tem um outro bug conhecido que ocorre quando o arquivo é editado em versões antigas e novas (2007, 2010 e 2013).

Os comentários, que ficam em balões do lado esquerdo da página, ficam com a fonte muito pequena, totalmente ilegível.
O problema é fácil de corrigir, veja no link abaixo (texto em inglês).

http://www.tech-recipes.com/rx/1022/microsoft-word-change-the-font-face-and-size-in-comments/


Bolsas de doutorado no Canadá para brasileiros

Bolsas de doutorado no Canadá para brasileiros


Texto: Patricia Leite
Imagem: CanadaStudy/2BeStudy
 
brasil_canada
 
 

O Consórcio de Universidades Canadenses (CALDO), juntamente do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) está com chamada aberta para concurso de bolsas de doutorado pleno nas principais universidades do Canadá. O programa prevê o custeio de todas as despesas institucionais, de transporte e bolsa de até 1,4 mil dólares canadenses, entre outros benefícios.

Para realizar a inscrição no programa, acesse o formulário, ou saiba mais sobre o consórcio através do site: caldo.ca.


Você sabia que os artigos da BioMed Central são Open Access?

Você sabia que os artigos da BioMed Central são Open Access?


Imagem: workshopabec

 

biomed

 

A Editora Cubo acaba de participar do VIII Workshop de Editoração Científica (ABEC) e assistiu à fala de Todd Hummel, da BioMed Central.

Hummel destacou que os artigos da BioMed Central possuem alto Fator de Impacto e são Open Access – não sendo necessário pagar pelo acesso.

No Hemisfério Sul, no entanto, a base ainda não é tão acessada (veja no gráfico acima). Este ponto foi notado pelo Diretor de Tecnologia da Editora Cubo, Luciano Panepucci, que perguntou sobre os motivos e as possíveis ações da Springer  neste sentido. Na ocasião Hummel respondeu: “Curiosamente ainda não havíamos notado isso e esta manhã estavamos discutindo o assunto… Imagino que iremos intensificar a divulgação de material de marketing em português e, no próximo evento, veremos o resultado. [Tradução livre]”

Você pode acessar o arquivo da palestra de Hummel através do link: www.abecbrasil.org.br e a própria BioMed Central, com os artigos completos, através do site:  http://www.biomedcentral.com/

 


Semana da Escrita Científica na USP terá fala de Abel Packer, da SciELO/FAPESP

Semana da Escrita Científica na USP terá fala de Abel Packer, da SciELO/FAPESP


Texto: Patricia Leite
Imagem: Ricardo Campus
 

pessoa

Em novembro de 2014 irá acontecer em São Carlos/SP a V Semana da Escrita Científica da USP, evento que reunirá alguns dos principais comunicadores e editores científicos do país, com destaque a Abel Packer, um dos idealizadores e coordenadores da SciELO/FAPESP, Valtencir Zucoloto e Gilson Volpato, ambos pesquisadores que trabalham com escrita acadêmica e Sigmar de Mello Rode, presidente da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos.

Além de palestras sobre o mercado editorial científico, a Semana trará também um curso sobre escrita de artigos científicos de alto impacto. Todo o evento será gratuito e poderá ser acompanhado ao vivo pelo link. Ao final do evento serão sorteados brindes aos participantes.

 

V Semana Da Escrita Científica – USP

Quando: de 19 a 20 de novembro de 2014, quarta e quinta-feira, à partir das 14h.

Local: Av. Trabalhador são-carlense, 400, Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” na USP, São Carlos/SP (próximo à rodoviária). Veja o mapa.

Inscrições: através do portal.

Programação: http://goo.gl/xF9pYh.

Principais convidados:

  • Abel Packer – assessor de informação e comunicação em Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;
  • Valtencir Zucolotto – Editor do Journal of Biomedical Nanotechnology (fator de impacto 7.578);
  • Gilson Volpato – docente da Unesp, trabalha com metodologia e redação científica;
  • Alberto Saa – editor associado do Brazilian Journal of Physics;
  • Osvaldo Novais de Oliveira Jr – editor associado do Journal of Nanoscience and Nanotechnology;
  • Sigmar de Mello Rode – presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Workshop sobre ética nas pesquisas

Workshop sobre ética nas pesquisas


Texto: Patricia Leite
Imagem: Agência Universitária de Notícias (AUN)
 
desenho_frances
 
Em novembro de 2014 a Universidade Federal do ABC (UFABC) irá realizar o workshop Integridade em Pesquisa, que discutirá estratégias  de como exercer pesquisas científicas competitivas com qualidade, ética e integridade. As palestras contarão com a presença de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
 
Já a iniciativa chileno-colombiana Revistas Abiertas traz uma série de infográficos ilustrativos para orientar editores e autores sobre o fluxo editorial de uma revista científica, assim como estratégias de gestão e internacionalização de periódicos em acesso aberto.

Workshop: Integridade em Pesquisa

Quando: 25 de novembro de 2014, das 14h às 18h30.

Onde: Av. dos Estados, 5001, Bangú, Santo André, no Auditório A 111-0, Bloco A da UFABC.

Programação: propes.ufabc.edu.br


Evento gratuito traz teatro e música a Ribeirão Preto/SP

Evento gratuito traz teatro e música a Ribeirão Preto/SP


Texto: Patricia Leite
Imagem: Semana de arte, divulgação
 
 
artes_semana
 
 

A Universidade de São Paulo – campus Ribeirão Preto – irá realizar, entre 10 e 16 de novembro de 2014, a Semana de Arte das Atividades Culturais – USP Ribeirão Preto. O evento trará sarais, exposições, peças teatrais, e diversas apresentações musicais. Todo o evento é gratuito.

Quando: de 10 a 16 de novembro de 2014 (de segunda a sábado).

Onde: parte das atividades serão na Rua Pedreira de Freitas, casa 4, campus da USP em Ribeirão Preto, Av. dos Bandeirantes, 3.900. As peças teatrais serão na Casa do Administrador (Antigo Centro de Visitantes), em frente ao Museu Municipal, campus da USP em Ribeirão Preto, acesso pela portaria da Av. do Café, s/n.

Preço: entrada franca.

Programação e outras informações: http://goo.gl/DynWaz.

Em Campinas, alunos do curso de Artes Cênicas da Unicamp também organizam evento teatral nesta mesma semana. Mais informações através da página.


Ciência da Saúde no Brasil: um pouco de história

Ciência da Saúde no Brasil: um pouco de história


Imagem: www.faperj.br/boletim
 
 

RevistaOFarmaceutico_peq

Um pouco de história da Ciência da Saúde no Brasil pode ser encontrado nesta reportagem: www.faperj.br/boletim. A composição do período entre 1919 e 1940, a atuação de Oswaldo Cruz, as revistas científicas e a influência da Alemanha e da França na Ciência brasileira são alguns dos assuntos tratados. A responsável pela pesquisa é Magali Romero Sá, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.


Jornalismo científico é tema de colóquio internacional na UFSC

Jornalismo científico é tema de colóquio internacional na UFSC


Texto: Patricia Leite
Imagem: dialog blog

 

jornalismo ciencia

 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá realizar em dezembro de 2014 a segunda edição de seu Colóquio Internacional de Tendências Contemporâneas na Comunicação Científica, que trará palestras e mesas-redondas relacionadas às principais tendências e estratégias na divulgação científica e comunicação das pesquisas acadêmicas através do jornalismo científico.

Quando: de 1 a 3 de dezembro de 2014 (de segunda a quarta-feira), veja a programação completa.

Onde: no campus – sede da UFSC, saiba como chegar.

Preço: R$40 para estudantes, pós-graduandos e professores e R$50 para demais públicos.

Inscrição: através do formulário.

Para mais informações, acesse: http://www.coloquiocomcientifica.ufsc.br/.


Sobre como escrever bem

Sobre como escrever bem


Imagem: www.ifsc.usp.br
 
 

escrita

Saber escrever cientificamente é uma forma de conhecimento. A “Semana da Escrita” é um evento dedicado a tratar este assunto. O evento será promovido pela Universidade de São Paulo, em novembro de 2014, na cidade de São Carlos/SP. A participação pode ser presencial ou à distância e o evento será gratuito.

 

Evento: 5ª Semana da escrita Científica do IFSC/USP

Site oficial do eventohttp://www.ifsc.usp.br/biblioteca/semanadaescrita/5/

Data: 19 e 20 de novembro de 2014 (quarta e quinta-feira)

Local: Auditório Sergio Mascarenhas do IFSC em São Carlos, na Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Pq. Arnold Schimidt – São Carlos – SP – Brasil

Inscriçõeshttp://www.ifsc.usp.br/biblioteca/semanadaescrita/5/inscricoes.html

Programaçãohttp://www.ifsc.usp.br/biblioteca/semanadaescrita/5/programacao.html

Para acompanhar ao vivo (IPTV/USP): 19/11/2014 – http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=24329 e 20/11/2014 – http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=24330

Valor: gratuito

 


UFSCar – São Carlos promove oficina gratuita do software Mendeley

UFSCar – São Carlos promove oficina gratuita do software Mendeley


Texto: Patricia Leite
Imagem: Mendeley, divulgação
 
 
mendeley
 
 
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) irá oferecer, em 19 de novembro de 2014, um treinamento sobre o software Mendeley – gerenciador gratuito de referências, citações e PDFs – com certificados aos participantes. Para participar não é necessário se inscrever e o curso é aberto a todos os interessados. Os participantes devem levar seus próprios computadores.

Quando: 19 de novembro de 2014 (quarta-feira), às 16h.

Onde: Rodovia Washington Luís, Km 235 – SP 310, Jardim Guanabara, São Carlos/SP, área Norte do Campus, na Sala de Seminários do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), UFSCar.

Preço: gratuito.


Conhecer instrumentos musicais: Museu Virtual

Conhecer instrumentos musicais: Museu Virtual


Fonte: FAPERJ e MVIM
Imagem: http://mvim.ibict.br/
 
 
museu do instrumento
 
 

A história e o conhecimento sobre instrumentos musicais ao alcance de um click.

Esta é a possibilidade aberta pelo Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM). Acessando o site você pode conhecer instrumentos musicais, a história destes e, sempre que possível, os sons. O MVIM também disponibiliza vídeos sobre muitos dos instrumentos através do canal do Museu no Youtube. O Museu é brasileiro e o site pode ser acessado em português e em inglês.

 

Site do Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM): http://mvim.ibict.br/

Para ouvir o MVIM: https://www.youtube.com/channel/UCFnAvjzituphEjbhHUsQs1g

Entrevista com a coordenadora do MVIM, Adriana Olinto Balleste:    http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=10496


Homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro: edital para livros e DVDs

Homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro: edital para livros e DVDs


Fonte: FAPERJ*
Imagem: http://revistapegn
 
 

livros na praia

 

Até 27 de novembro de 2014 estão abertas as inscrições para o edital “Apoio à produção e publicação de livros e DVDs visando à celebração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro – 2014“. O edital é promovido pela FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – e direcionado à pesquisadores com vínculo em instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro. Para conhecer mais acesse: http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=10495. Na mesma página pode-se encontrar também outros dois editais, um para realização de eventos comemorativos relacionados aos 450 anos do Rio de Janeiro e outro para apoio a pesquisas de pós-doutorado.


Palestra sobre indicadores de avaliação da CAPES

Palestra sobre indicadores de avaliação da CAPES


Texto: Patricia Leite
Imagem: FAPESP
 

capes-580x255

A Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto irá realizar palestra sobre os critérios de avaliação da CAPES. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através deste endereço.

 

Quando: 25 de novembro de 2014, às 15h.

Onde: Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto/SP, na Sala da Congregação da FEARP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto).

Preço: entrada franca.

Para mais informações, acesse: http://goo.gl/eCzNiU.


Site ensina a ciência evolutiva

Site ensina a ciência evolutiva


Texto: Patricia Leite
Imagem: Understanding Evolution
 
ev

 

O Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, junto ao National Center for Science Education (Centro Nacional dos EUA para Ensino das Ciências), hospeda um site que ensina evolução por meio de recursos multimídia e materiais didáticos. A Universidade de São Paulo, por iniciativa do Instituto de Biociências e apoio da Fundação Nacional de Ciência e do Instituto Médico Howard Hughes, lançou a versão traduzida deste site, que contém uma organização interativa e apresenta todo seu conteúdo informativo em português. O portal é dirigido ao ensino e tem ainda dicas sobre o que ser discutido na sala de aula, além de atividades para serem desenvolvidas com e pelos alunos.

Conheça o portal: http://www.ib.usp.br/evosite/evohome.html


Arqueologia: a brasileira Niède Guidon

Arqueologia: a brasileira Niède Guidon


Imagem: André Pessoa
Fontes: FCW, UNIVESPTV  e FAPESP
 

Estrategia_NiedeNiede_Niede-Guidon-andrepessoa

 

A arqueóloga brasileira Niède Guidon recebeu um prêmio da Fundação Conrado Wessel de Cultura*, em 2013.

Conheça mais sobre a vida da cientista através deste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=LY6kADIdIiU e acesse também o link http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/09/proprio-bolso/ para conhecer a destinação dada pela arqueóloga a este prêmio.

___________________________________________________________________________________________________
 
* O prêmio da Fundação Conrado Wessel de Cultura é destinado a personalidade ou entidade de reconhecimento nacional nas áreas compreendidas no conjunto das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes – classificação obedecida pelo CNPq.

 


A arte como uma ciência ou a ciência como forma de arte? – Mostra ArtBio 2014: a arte científica

A arte como uma ciência ou a ciência como forma de arte? – Mostra ArtBio 2014: a arte científica


Texto: Patricia Leite
Imagem: Mostra ArtBio
 
artbio
 
 
Uma produtora cultural focada em divulgação científica criou a Mostra ArtBio, uma reunião das belas e intrigantes imagens que são produzidas em laboratório ao longo das pesquisas e cuja beleza algumas vezes não notamos num primeiro momento.Confira a exposição virtual das imagens através do site: http://www.artbiobrasil.org/

Abertas vagas para programa de pesquisa em nanosatélites no Japão

Abertas vagas para programa de pesquisa em nanosatélites no Japão


Texto: Patricia Leite
Imagem: Kyutech
japao

O Governo do Japão, numa parceria com a ONU, abre vagas para o projeto de pesquisa e testes com nanosatélites promovido pelo Kyushu Institute of Technology (Kyutech ). O programa prevê o custeio da passagem de avião, despesas institucionais e bolsas de estudos mensais de até ¥145 mil ienes (aproximadamente US$1,4 mil dólares) para alunos de mestrado e doutorado em diversas áreas de engenharia.

Interessados devem ter idade máxima de 34 anos, possuírem título de bacharel até 2015 e serem naturais de países em desenvolvimento. A duração da bolsa para estudantes em nível de mestrado terá duração de até 2 anos, e de doutorado, até 3 anos. O formulário de pleito às vagas pode ser preenchido nesta página.

As inscrições poderão ser feitas até 12 de Janeiro de 2015. Para mais informações, acesse: http://www.unoosa.org/oosa/en/SAP/bsti/fellowship.html


Um dos mais respeitados especialistas em doenças tropicais do mundo

Um dos mais respeitados especialistas em doenças tropicais do mundo


Imagem: LÉO RAMOS
Fonte: FAPESP
 
Hildebrando3

 

Luiz Hildebrando Pereira da Silva, um dos mais respeitados especialistas em doenças tropicais do mundo, morreu em setembro de 2014, em São Paulo.

Militante de esquerda, o pesquisador e médico sanitarista foi preso após o golpe militar de 1964, sendo processado e demitido da USP pelo Ato Institucional nº1. Voltou a Paris e ao Instituto Pasteur e trabalhou com o pesquisador Harvey Eisen com quem descreveu o gene CRO, responsável pela regulação da expressão do repressor de um vírus que infecta bactérias.

Conheça mais sobre a história e feitos de Luiz Hildebrando Pereira da Silva em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/09/25/morre-luiz-hildebrando-pereira-da-silva/

 


Festival de cinema latino-americano em São Carlos/SP (gratuito)

Festival de cinema latino-americano em São Carlos/SP (gratuito)


Texto: Patricia Leite
Imagem: divulgação
 

cine

A Universidade de São Paulo, campus São Carlos, começou a receber em 04 outubro de 2014 o 9º Festival de Cinema Latino-americano. O evento é sediado no Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC) e a entrada é franqueada ao público. Durante o mês de outubro estão sendo exibidas produções cinematográficas premiadas e  também produções de cursos de audiovisual de diversos países como Argentina, Brasil, Cuba, Equador e México.

Confira a programação completa do festival pelo site: http://goo.gl/Pdv6T8

 

Quando: 04, 11, 18 e 25 de Outubro (todos os sábados) de 2014, a partir das 20h.

Onde: CDCC-USP, na Rua 9 de julho, 1227, Centro, em São Carlos/SP.

Preço: gratuito.


Revistas científicas e redes sociais: surpreendente experiência(!)

Revistas científicas e redes sociais: surpreendente experiência(!)


Imagem: super.abril.com.br/descubra-origem-botao-curtir-facebook

 

super-304-web-38-like

 

O artigo dos autores Jaime L. Benchimol, Roberta C. Cerqueira e Camilo Papi – todos da Fundação Oswaldo Cruz -, traz à luz a experiência da revista científica História, Ciências, Saúde – Manguinhos, com seus editores (da área de humanidades) se desafiando para internacionalizar o periódico e divulgá-lo em Blog, Facebook e Twiter.

Conheça os resultados atuais e as estratégias, através do artigo e da entrevista, concedida por Jaime L. Benchimol à SciELO.


Participe da Virada Científica da USP

Participe da Virada Científica da USP


Texto: Patricia Leite
Imagem: Sala de Imprensa USP – Divulgação
 
 
feira
 
 

Em homenagem ao dia das crianças, a Universidade de São Paulo irá promover entre 11 e 12 de outubro de 2014 a primeira edição da Virada Científica, uma forma de divulgação científica que busca despertar nas crianças o desejo de seguir carreira em alguma área de pesquisa.Serão oferecidas cerca de 60 atividades instrutivas e lúdicas, nas 24 horas da Virada, e o evento não possui restrições de idade. A programação completa está disponível no site.

 

Quando: entre 11 e 12 de outubro de 2014, a partir de 08h.

Onde: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues 443, Cidade Universitária – USP, São Paulo.

Preço: entrada franca a todos os públicos.

Transporte: os circulares internos gratuitos estarão em funcionamento durante o evento.

Para mais informações, acesse: http://prceu.usp.br/viradacientifica/.

Fonte: http://www.usp.br/agen/?p=189114

 
 

Colóquio literário e cultural indígena na UFSCar

Colóquio literário e cultural indígena na UFSCar


Texto: Patricia Leite
Imagem: LEETRA UFSCar
 
 
indigena
 
 

O grupo de estudos LEETRA, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está promovendo ciclo de palestras que discute os processos de letramento e assimilação de língua portuguesa por povos indígenas, promovendo a reflexão sobre suas literaturas e manifestações culturais. O evento ocorrerá na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, e serão emitidos certificados.

Inscrições: até 07 de outubro de 2014, pelo formulário (necessário cadastrar-se no sistema previamente).

Quando: 09 e 10 de outubro de 2014, à partir das 8h30.

Preço: inscrição gratuita e aberta ao público.

Onde: ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP – Universidade de São Paulo, Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Para mais informações: acesse http://www.leetra.ufscar.br/cakephp/pages/view_eventoleetra_002


Livro Digital – CONCRETE: USE IN A SUSTAINABLE WAY

Livro Digital – CONCRETE: USE IN A SUSTAINABLE WAY


Concluímos uma grande obra com a ótima parceria do Engº. Francisco Rodrigues Andriolo.

Este foi o 8º livro da carreira do Engº., com mais de 2300 páginas, um trabalho inovador, totalmente digital.

O  livro será distribuído gratuitamente em DVD ou download via web.

Para download acesse:

Solicite seu DVD gratuitamente (apenas reembolso de frete)

Agradeço imensamente ao Engº. Francisco Rodrigues Andriolo a confiança depositada em mim e na Editora Cubo!

Parabéns para a equipe envolvida nessa mega produção, Larissa Orlandi, Bruna Santos, Lucas Guedes, Rafael Magno, Juliana Nakamoto e Juliana Rozão!

 

Lançamento do DVD no Instituto de Engenharia em São Paulo – SP:

23 4 5


Bolsa para jogar videogame e estudar

Bolsa para jogar videogame e estudar


Imagem: www.rmueagles.com

lol

Há alguém recebendo bolsa de estudos para jogar videogame, enquanto cursa a universidade?

A resposta é: nos Estados Unidos há.

A Robert Morris University Illinois têm garantido bolsas à estudantes que jogam League of Legends (Lol). Esta modalidade tem sido chamada de “eSport”, algo como esporte online, e inclui competições.

Conheça mais acessando: Robert Morris University Illinois e educacao/noticia/2014.


Conferência sobre acesso aberto em Portugal (Transmissão Online)

Conferência sobre acesso aberto em Portugal (Transmissão Online)


Texto: Patricia Leite
Imagem: http://live.fccn.pt/fccn/acessoaberto/ 
 
onlineportugal

Começou no dia 06 de outubro de 2014 (segunda-feira) a V Conferência Luso-brasileira de Acesos Aberto, na Universidade de Coimbra, Portugal.

A conferência está sendo transmitida ao vivo e pode ser acessada através do endereço: http://live.fccn.pt/fccn/acessoaberto/.

Confira a programação do evento.


Cientista brasileira premiada: reconhecimento internacional em Química Verde

Cientista brasileira premiada: reconhecimento internacional em Química Verde


Imagem: divulgação
 

verde_vania

 Premiada, cientista brasileira Vânia Zuin é reconhecida por projeto de desenvolvimento e inovação em Química Verde. Conheça a vencedora, o projeto e a premiação:            http://agencia.fapesp.br/professora_da_ufscar_recebe_premio_internacional_em____quimica_verde___/19903/

 


Semana da licenciatura em matemática na USP

Semana da licenciatura em matemática na USP


Texto: Patricia Leite
Imagem: Pixabay
 
mat
 
 
Até dia 10 de outubro de 2014 estão abertas as inscrições para a semana da Licenciatura em Matemática, promovida pela Universidade de São Paulo (USP). O evento é voltado para graduandos e pós-graduandos em física e matemática e professores dos ensinos fundamental I e II. Serão oferecidas palestras, minicursos e oficinas sobre o ensino de matemática e física nas escolas. Serão oferecidos também certificados de participação. 
 
 

Inscrições: até às 23h59 do dia 10 de outubro de 2014, pelo formulário.

Quando: entre 13 e 18 de outubro de 2014, à partir das 9h.

Onde: no campus sede da USP, Rua do Matão,1.010, Cidade Universitária, São Paulo.

Preço: inscrições gratuitas.

Para mais informações, acesse: http://www.ime.usp.br/~selic


Abertas inscrições para minicurso de Jornalismo e Divulgação Científica (João Pessoa/PB)

Abertas inscrições para minicurso de Jornalismo e Divulgação Científica (João Pessoa/PB)


Texto: Patricia Leite
Imagem: INSA

pb

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com inscrições abertas, até dia 03 de outubro de 2014 (sexta-feira), para o minicurso de formação de repórter científico, que ensinará aos participantes as competências comunicativas básicas para abordagem na divulgação de temas em C,T&I.

O curso oferece certificado e as aulas serão ministradas no auditório I da Central de Aulas da UEPB.

 

Inscrições: até 03 de outubro de 2014, pelo e-mail assessoria@insa.gov.br

Período do curso: 06 a 10 de outubro de 2014, das 14h às 16h.

Local: auditório I da Central de Aulas da UEPB, Cidade Universitária, s/n – Castelo Branco, João Pessoa/PB, confira o mapa.

Leia mais em: http://www.insa.gov.br/noticia-destaque/abertas-inscricoes-para-curso-de-jornalismo-e-divulgacao-cientifica/#.VCv5KvldWSo


Pesquisadores para identificar oportunidades de pesquisas Brasil-Canadá

Pesquisadores para identificar oportunidades de pesquisas Brasil-Canadá


Texto: http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=10392

Imagem:  http://www.itamaraty.gov.br

br can

A Canadian Bureau for International Education (CBIE) está convidando os integrantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) para que indiquem, até 10 de outubro, pesquisadores que possam participar de evento em Ottawa, no Canadá. O encontro, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, visa identificar oportunidades de pesquisas conjuntas entre cientistas brasileiros e canadenses. Quaisquer áreas serão consideradas, incluindo-se Ciências da Vida (Biofarmacêuticos, Imunologia e Neurociência), Ciência e Tecnologia para os Oceanos, Energia Verde e Tecnologias Limpas, Tecnologias de Informação e Comunicação e Humanidades (Impactos socioeconômicos das doenças, Governança indígena e Dados/grande volume de dados). Embora seja gratuito a todos os participantes brasileiros, as despesas de viagem ficarão a cargo de cada fundação. Os interessados em participar do evento podem entrar em contato diretamente com o CBIE via e-mail. Mais informações: stravers@cbie.ca

O que é? Inscrição para participar de evento no Canadá visando identificar oportunidades de pesquisas conjuntas entre cientistas brasileiros e canadenses

Áreas: todas as áreas do conhecimento

Inscrições: até 10 de outubro, pelo e-mail stravers@cbie.ca

Evento: 18 e 19 de novembro de 2014, em Ottawa, no Canadá

Despesas: evento gratuito. As despesas de viagem dos pesquisadores brasileiros selecionados ficarão a cargo de cada fundação

Mais informações: stravers@cbie.ca


Nematoda: nematoides e grãos de areia

Nematoda: nematoides e grãos de areia


Imagem: site Nematoda

nematoda

Pesquisadores brasileiros colocaram à prova uma antiga hipótese envolvendo nematoides e grãos de areia. Confira os resultados através da reportagem:  http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/09/21/vida-entre-graos/.

Ainda sobre nematoides, vale conferir a revista Nematoda, da Brazilian Nematological Society (BNS), que recebe artigos em inglês e em fluxo contínuo. O site para acessar a revista é: http://www.nematoda.org/index


Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília abre mostra sobre o Cerrado brasileiro

Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília abre mostra sobre o Cerrado brasileiro


Texto: Patricia Leite
Imagem: divulgação
 
cerrado_evento

Desde o dia 5 de setembro de 2014 está aberta a nova mostra do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília, com iniciativa do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e apoio da Universidade de Brasília. A mostra ficará aberta até 19 de outubro.

O tema desta temporada é Cerrado: Uma Janela para o Planeta, que traz em sua programação conteúdos audiovisuais, filmes, documentários, palestras e oficinas para conscientização da preservação do bioma cerrado.

Quando: de 05 de setembro a 19 de outubro de 2014.

Período: de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h.

Preço: entrada franca.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, SCES, Trecho 02, lote 22, Brasília/DF. Saiba como chegar através do mapa.

Para mais informações sobre a programação, acesse: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/cerrado-uma-janela-para-o-planeta/


Participe do 8º Seminário de Projetos de P&D em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas

Participe do 8º Seminário de Projetos de P&D em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas


Texto: Patricia Leite
Imagem: Pixabay

espaço

O 8º SEPP&D (Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas) está com inscrições abertas para participação de profissionais e interessados em áreas como engenharias de sistemas, química, ciências atmosféricas, sistemas de energias, entre outras.

O objetivo do seminário é apresentar trabalhos e pôsteres relativos às pesquisas, inovações e projetos desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e financiados pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Programação: disponível nesta página.

Quando: dia 01 de outubro de 2014, atividades das 9h às 16h.

Preço: inscrições gratuitas através do formulário.

Onde: Auditório da Divisão de Materiais do IAE, São José dos Campos/SP, consulte o mapa.

Para mais informações, acesse: http://www.iae.cta.br/sepped/index.php/site/index


31ª Semana de Química da USP

31ª Semana de Química da USP


Texto: Patricia Leite
Imagem: divulgação
 
quim

A 31ª edição da Semana de Química da USP acontecerá este ano entre as dias 29 de setembro e 03 de outubro de 2014. O evento traz workshops, palestras e mini-cursos sobre temas como composição de perfumes, a bioquímica da cerveja e modelagem de vidros. Toda a programação será voltada ao público em geral, a estudantes secundaristas, de escolas técnicas e do ensino superior. Certificados de participação podem ser solicitados.

Inscrições: de 19 de agosto a 24 de setembro, através deste formulário.

Quando: entre 29 de setembro e 03 de outubro de 2014.

Onde: Instituto Butantã de São Paulo/SP, mapas e endereços disponíveis aqui.

Preço: R$7 ou R$5 e 1kg de alimento não perecível, o ingresso permitirá participação em todas as atividades, observado o limite de vagas para algumas oficinas.

Para mais informações acesse: http://www.iq.usp.br/semanadaquimica/


Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais seleciona engenheiros para bolsas PCI CNPq e TT FAPESP

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais seleciona engenheiros para bolsas PCI CNPq e TT FAPESP


Texto: Patricia leite
Imagem: INPE

INPE

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, está selecionando profissionais formados ou graduandos em engenharia de computação, ciência de computação ou engenharia elétrica/eletrônica ou áreas correlatas para desenvolvimento de softwares para balões estratosféricos e satélites artificiais, entre outras atividades.

Os projetos oferecem bolsas pela CNPq do PCI de até R$4000 e TT-3 FAPESP de R$984,30, desde que o candidato não possua vínculos empregatícios.

Para mais informações sobre as seleções das bolsas e os pré-requisitos, acesse: http://www.inpe.br/gestao/anuncios_oportunidades/bolsas.php


Inpe e Unicamp anunciam o IV Seminário sobre População, Ambiente, Espaço e Sustentabilidade

Inpe e Unicamp anunciam o IV Seminário sobre População, Ambiente, Espaço e Sustentabilidade


Texto: Patricia Leite
Imagem: UNIETHOS/Deloitte

Sustentabilidade-no-setor-financeiro

Pós-graduandos das duas instituições (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Universidade Estadual de Campinas) irão realizar seminário interdisciplinar relacionado a temas como os processos de urbanização, mudanças socioambientais e a dinâmica do uso da terra na Amazônia. Ao todo serão três mesas temáticas.

Para participar, basta solicitar a inscrição através de e-mail para Antonio Miguel Vieira Monteiro (miguel@dpi.inpe.br) com cópia para Ana Paula Dal’Asta (anapdalasta@dpi.inpe.br).

 

Quando: 26 de setembro de 2014.

Inscrições: até 20 de setembro de 2014, via e-mail.

Onde: Unicamp, Campinas/SP, informações sobre o local podem ser solicitados por e-mail.

Para mais informações, acesse: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=3704


Portas Abertas no Observatório do Pico dos Dias

Portas Abertas no Observatório do Pico dos Dias


picodosdias

Texto: Patricia Leite
 Imagem: Laboratório Nacional de Astrofísica
 
O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e a prefeitura de Brazópolis/MG estão organizando um grande evento de observação do céu pelo Observatório do Pico dos Dias (OPD) em 04 de outubro de 2014. A observação será gratuita e os participantes poderão entrar no observatório das 14h às 20h, sendo que os visitantes que entrarem ao final do período poderão permanecer no observatório até as 22h. A entrada será organizada por um controle de ingressos nominais, distribuídos em 3 lotes de 500 unidades que deverão ser solicitadas e impressas em 10, 17 e 24 de setembro de 2014.

Onde: Observatório do Pico dos Dias em Brazópilis/MG, mais informações sobre como chegar aqui.

Quando: Sábado, dia 04 de outubro de 2014, das 09h às 20h.

Preço: ingresso gratuito* a ser retirado pelos lotes de 10, 17 e 24 de setembro de 2014.

Ingressos: através do site http://www.lna.br/paconvite/

Para mais informações, acesse: https://pt-br.facebook.com/observatoriopicodosdias

* Facultativa a doação de 1kg de alimento não perecível para o azilo de Brazópolis.


Prêmio Péter Murányi 2015 (inovação)

Prêmio Péter Murányi 2015 (inovação)


download

Imagem: pixabay

Instituições podem recomendar trabalhos para o Prêmio Péter Murányi 2015. Os trabalhos devem ser inovadores, com aplicabilidade prática e devem também contribuir com a melhoria da qualidade de vida de populações de nações em desenvolvimento. As inscrições vão até 30 de setembro de 2014. Conheça mais:

Inscrições: até 30 de setembro de 2014

Prêmio (valor):  R$ 200 mil (para o autor), troféu e certificado

Regulamento e mais informações em: http://www.fundacaopetermuranyi.org.br/main.asp?pag=premioatual

 

 


Evento gratuito de divulgação científica no Rio de Janeiro

Evento gratuito de divulgação científica no Rio de Janeiro


Texto: Patricia Lite
Imagem: Agência Brasil EBC
museu rio
 
 

Neste mês ocorrerá o evento “Divulgação científica e museus de ciência: O olhar do visitante”, que está marcado para os dias 16 e 17 de setembro de 2014 e reunirá em mesas-redondas pesquisadores de diversos países. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrições para participar. Estudantes podem solicitar certificado.

O objetivo das discussões é dialogar sobre temas como: – métodos de utilização dos museus como instrumento de ensino; – o impacto que os museus interativos de divulgação científica tem sobre o público e – os meios de construção de sentido dos diferentes públicos que frequentam esses museus.

Conheça mais sobre o evento e a programação através deste link.

 
 

Prêmio Jovem Cientista abre Inscrições

Prêmio Jovem Cientista abre Inscrições


Texto: Patricia Leite
Imagem: CNPq
cnpq_foto
 
 
O 28º Prêmio Jovem Cientista, promovido pela CNPq, abriu dia 11 de setembro as inscrições para estudantes e pesquisadores do nível médio ao superior que queiram apresentar estudos relacionados aos tema “Segurança Alimentar e Nutricional”.As premiações vão de R$12 a R$35 mil para pesquisadores de nível superior e pós-graduação. Estudantes do ensino médio também podem participar e algumas webaulas podem ser assistidas no portal para inspirar as pesquisas.

Quando: de 11 de setembro a 19 de dezembro de 2014.

Tema: “Segurança Alimentar e Nutricional”.

Prêmios: mais de R$800 mil em dinheiro, bolsas de estudos e laptops aos estudantes de ensino médio.

Resultado: a lista com os finalistas será divulgada em 2015 através do site.

Onde: inscrições no site http://www.jovemcientista.cnpq.br/


Último dia para inscrições no IV Prêmio Fotografia-Ciência & Arte

Último dia para inscrições no IV Prêmio Fotografia-Ciência & Arte


 Texto: Patricia Leite
Imagem: Leonardo Gobbo Neto

fotografiaconcurso

O concurso Fotografia-Ciência & Arte, que está na sua 4ª edição e é financiado pela CNPq, irá premiar estudantes, graduandos, docentes e pesquisadores de todo o país. O concurso de fotografia busca promover a divulgação e a popularização científica.

 As inscrições estarão abertas até 12 de setembro de 2014 (sexta-feira) e as imagens devem estar associadas a atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Serão aceitas fotos e imagens tiradas com dispositivos óticos e câmeras fotográficas.

 Para mais informações acesse: http://www.premiofotografia.cnpq.br/


Palestra

Palestra


oratoria5

O atual Diretor Geral do Observatório do Livro e da Leitura e ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional  Galeno Amorim, ministrará uma palestra em São Carlos, dia 12 de setembro de 2014, em comemoração aos 40 anos da Biblioteca Achille Bassi (ICMC/USP). O evento é aberto ao público.

Evento: Comemoração dos 40 anos da Biblioteca Achille Bassi (ICMC/USP/São Carlos)
Data: 12/09/2014 (sexta-feira)
Horário: a partir das 14h
Local:  Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (ICMC/USP), em São Carlos
AtividadesPalestra com Galeno Amorim; Homenagem para as ex-diretoras da biblioteca; Abertura da exposição fotográfica “40 Anos da Biblioteca Professor Achille Bassi”
Valor: gratuito

Oficina de teatro gratuita une arte e ciência em São Carlos

Oficina de teatro gratuita une arte e ciência em São Carlos


Texto: Patricia Leite
Imagem: altorres0
 
pixabay_altorres0_theatre-83467_640
 

 

O Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos está oferecendo um curso de extensão gratuito e aberto ao público que busca abordar novos meios do aprendizado e de divulgação científica através do teatro.Não é necessário se inscrever para participar das aulas, que serão ministradas todas as terças-feiras, das 19h às 21h. A duração prevista da oficina é de 09 de Setembro a 02 de Dezembro.

Local das aulas: sala 3 do Núcleo de Formação de Professores, localizado na área norte do campus São Carlos da UFSCar.

Para mais informações acesse: http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=6692


Licença(s) para o Acesso Aberto

Licença(s) para o Acesso Aberto


Texto: tatiana
Imagem: SciELO
 

O acesso aberto ao conhecimento vem ganhando forma e força em diversas partes do mundo. No entanto, recentemente, a Associação STM – Science, Technology and Medical Publishers -, que reúne publishers privados, apresentou modelos de licenças que vão de encontro às licenças Open Access, e, mais diretamente de encontro às licenças Creative Commons

Movimentando-se em resposta e pela continuidade do Open Access, organizações governamentais, representantes da sociedade civil, publishers e diretórios de acesso aberto e provedores de plataformas tecnológicas, escreveram uma declaração que contesta os modelos de licença divulgados pela Associação STM (abaixo, na imagem, seguem os assinantes da declaração). Através dos links deste post você pode conhecer um pouco mais sobre este debate.

 

 


Como e por que escrever uma boa Cover Letter

Como e por que escrever uma boa Cover Letter


Texto: Patricia Leite
Imagem:  CSITDMS
postagem: tatiana

foto paty1

Cover Letter é uma declaração breve e direta do conteúdo do artigo e de seus principais pontos de relevância na área. Ela serve como fonte de informação para os revisores e editores da equipe editorial dos periódicos.

Sabendo da importância desse documento, um dos colaboradores dos blogs da Nature elaborou algumas dicas de como escrever uma Cover Letter atraente para submeter junto a seu artigo, contextualizando-o corretamente na sua área de pesquisa.

Confira as dicas e recomendações aqui.

 


Barganha Book

Barganha Book


Texto: Ana Paula Gonçalves
Postagem: tatiana

 5-barganha-book_site_s300

 

Barganha Book, programa de incentivo à leitura que promove a troca de livros, apostilas, revistas e gibis, está de volta à cidade de São Carlos (SP). Vinculado ao Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI-SC), e em pausa há quase 2 anos, a feira estimula os cidadãos a adquirirem livros sem precisar gastar, trocando uma obra já lida por outra inédita.

Anote na agenda!!!

Evento: Barganha Book

Quando? Dia 31 de agosto de 2014 (domingo), das 8h30 às 12h30

Onde?  Na Praça Coronel Paulino Carlos de Arruda Botelho (Centro de em São Carlos, em frente à Catedral)

Quanto custa? Aberto ao público (gratuito). Leve livros, apostilas, revistas e gibis para trocar!

 


Sobre publicações Open Access

Sobre publicações Open Access


 

 

A pesquisadora Erin McKiernan, nos apresenta, através de um texto no “The Guardian”,  uma reflexão sobre as publicações Open Access. As publicações Open Access permitem o acesso aberto e você não precisa pagar para ler ou acessar os conteúdos. Este modelo é bastante conhecido e utilizado no Brasil e as revistas publicadas pela Editora Cubo, por exemplo, são Open Access. Conheça o texto da pesquisadora em: http://www.theguardian.com/higher-education-network/blog/2014/aug/22/university-research-publish-open-access-journal


Pesquisas científicas serão auditadas na Irlanda

Pesquisas científicas serão auditadas na Irlanda


image

A principal agência de fomento da Irlanda vai auditar instituições nas quais financia pesquisas científicas. Os auditores serão externos às instituições e verificarão se as boas práticas de conduta e ética, recomendadas pela agência, estão sendo seguidas. Conheça mais acessando: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/07/15/auditoria-externa-contra-ma-conduta/


Má conduta científica: uma questão para diversos países

Má conduta científica: uma questão para diversos países


mafaldatirinha

Nos últimos 10 anos, os casos de má conduta científica tem saltado aos olhos em diferentes países. Em entrevista à Agência FAPESP, Nicholas Steneck, diretor do programa de Ética e Integridade na Pesquisa da University of Michigan, fala sobre o tema, que atinge países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Reino Unido, Japão, China e outros. Leia mais em: http://agencia.fapesp.br/19643


Curso sobre escrita científica na UFSCar

Curso sobre escrita científica na UFSCar


A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai promover um curso sobre escrita científica.

Curso: “Escrita Cientifica – Tópicos avançados sobre escrita de documentos de carácter cientifico – normas e regras
Ministrado por: Dra. Ana Afonso (Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Portugal)
Datas: 25,26,28 e 29 de agosto/14 e 01, 02 , 04 e 05 de setembro/2014
Horários: sempre das 14-18h
Local: UFSCar
Valor: R$70,00
Inscrições e maiores informações: com Fernanda Anibal, através do e-mail ffanibal@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9763


A China olha para o Ocidente: pesquisadores para decidir, editoras para publicar e divulgar

A China olha para o Ocidente: pesquisadores para decidir, editoras para publicar e divulgar


publications

 

Para delinear uma nova política de divulgação científica, os chineses estão buscando um caminho conhecido no Ocidente: a esfera de decisões sobre conteúdos e artigos estará com pesquisadores e universidades, enquanto a publicação e a divulgação de revistas científicas será delegada à Editoras. Conheça a estratégia: http://agencia.fapesp.br/19180